práticas sustentáveis

Práticas sustentáveis para fazer a sua vida melhor

30/09/2019

Implantar práticas sustentáveis em nosso dia a dia não é apenas mais uma modinha. Ser sustentável se tornou essencial para que possamos preservar os recursos que o planeta nos oferece e para que possamos viver mais e melhor.

Ser sustentável significa ter a capacidade de se desenvolver econômica e socialmente respeitando a natureza e garantindo o uso racional dos recursos naturais. É viver em harmonia com o que está a nossa volta.

E podemos fazer isso apenas adotando hábitos e atitudes simples e práticas em nosso dia a dia. Pequenas mudanças podem fazer a diferença para toda a sociedade.

 

Use menos carro

De acordo com o  Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa (GEE) só em São Paulo. Uma consequência direta é a deterioração da qualidade do ar. Isso pode gerar, inclusive, doenças respiratórias.

Além disso, essa poluição intensifica o efeito estufa, aumentando o aquecimento global e trazendo uma série de prejuízos para todo o planeta.

Opte por meios de locomoção mais sustentáveis, como os transportes públicos, que apesar de emitirem poluentes, levam mais pessoas e amenizam esse impacto. E, se possível, aposte em bicicletas ou vá a pé mesmo. Além de ser sustentável, é saudável e ainda te bota em contato com a natureza, a cidade e outras pessoas.

 

Faça um consumo consciente

Você sabia que para fazer uma camiseta são gastos 2.495 litros de água? Então, se você consome muitos produtos, acaba consumindo mais do meio ambiente, afinal, tudo que compramos passa por um processo de produção que utiliza recursos do planeta.

Portanto, pense antes de comprar qualquer coisa. Você realmente precisa deste produto? Ele tem uma produção sustentável? É possível reutilizar sua embalagem ou o próprio produto de alguma maneira diferente, dando um novo uso e evitando apenas colocar no lixo?

Essas atitudes e pensamentos devem ser incorporados ao seu dia a dia, se tornando um hábito. Da mesma forma que você escova os dentes antes de dormir, tem que pensar sempre antes de consumir.

 

Faça coleta seletiva

Um dos grandes problemas da humanidade hoje é a quantidade de lixo gerado. São mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos gerados por ano no mundo. De acordo a ONU, 99% dos produtos que compramos são jogados fora dentro de seis meses.

Para acomodar os 7,6 bilhões de moradores do mundo, suprir o uso de recursos e ainda absorver todo esse lixo gerado, seria necessário 70% de outro planeta Terra.

Portanto, promover a coleta seletiva em sua casa, trabalho ou bairro pode ajudar a facilitar a reciclagem, diminuindo o impacto que o lixo gera no mundo todo.

 

Consuma alimentos orgânicos

Consumir alimentos orgânicos garante mais saúde para você, mas também influencia em uma série de outros fatores importantes para o nosso ecossistema.

Alimentos orgânicos não usam agrotóxicos sintéticos, adubos químicos e sementes transgênicas no cultivo do alimento e isso ajuda a proteger o solo e a água, que costumam ser contaminados quando há plantações que fazem uso desses venenos.

Além disso, a não utilização de agrotóxicos beneficia, inclusive, insetos como as abelhas, essenciais para a polinização de plantas e manutenção do meio ambiente.

 

Cultive plantas e flores em sua casa

Mesmo em lugares pequenos é possível cultivar alguns tipos de plantas que podem fazer muito bem para a saúde. Em um artigo anterior, já mencionamos algumas plantas que você pode ter na sua casa e podem ajudar a tornar sua vida mais sustentável.

É possível cultivar algumas verduras e legumes em pequenas hortas, que podem servir para o próprio consumo, colaborando para uma alimentação mais saudável.

As plantas ainda ajudam a despoluir o ar, algumas podem servir como remédio ou chá e há ainda aquelas que tem poderes energéticos, trazendo boas vibrações, paz e conforto para a sua casa.

 

Espalhe essa ideia e este estilo de vida

Além de praticar tudo isso, é importante que você incentive mais pessoas a fazer o mesmo, assim cria-se um ciclo virtuoso, onde a boa ação de um, vai gerando boas ações em outras pessoas.

Se cada um fizer a sua parte e mostrar para outra pessoa como isso pode fazer bem para o mundo, em breve, o planeta inteiro está empenhado nesse desenvolvimento sustentável.

Você pode dar o primeiro passo de forma simples: compartilhe esse texto com mais gente em suas redes sociais. Vamos ajudar a fazer um mundo melhor para nós e nossos filhos!

 

 

Voltar

Leia também