5 plantas que você precisa ter dentro de sua casa

25/09/2019

Diversos estudos já mostraram que ter plantas dentro de casa é uma excelente forma de melhorar a saúde dos moradores. Elas são capazes de filtrar os poluentes do ar, absorvendo partículas com mais eficiência, deixando o ambiente mais saudável e livre de impurezas.

No entanto, é preciso entender o que cada tipo de planta precisa. Algumas necessitam de adubos específicos, outras é necessário se atentar para a quantidade de água ou por quanto tempo devem ficar expostas ao sol.

A saúde da sua planta, vai depender, em grande parte, dos cuidados que você tem com ela. Por isso é fundamental conhecer mais sobre cada tipo e, claro, conhecer também o seu ambiente e entender qual o melhor tipo de planta para a sua residência.

Sua rotina também precisa ser levada em conta. Se você não passa muito tempo em casa e não tem tanta disponibilidade para cuidar de suas plantas, deve optar por aquelas que não necessitam de cuidados intensos.

A seguir vamos falar um pouco mais sobre 5 delas, assim você pode conhecer mais de suas particularidades e escolher qual a mais adequada para sua casa.

 

Cactos e Suculentas

Estas plantas se tornaram as favoritas de quem gosta de plantas, mas não tem tanto tempo para dedicar aos seus cuidados. Por serem de regiões desérticas, os cactos e suculentas são muito resistentes à seca e longa exposição ao sol, podendo reter água por vários dias.

Com essas características, acabam não necessitando de tantos cuidados, sendo excelentes opções para quem não passa muito tempo em casa.

Você só precisa se atentar ao tipo de planta que está adquirindo, pois algumas necessitam de maior exposição ao sol, enquanto outras não necessitam de luz direta.

 

Samambaias

Diferentemente dos cactos e suculentas, as samambaias não necessitam de luz direta do sol, podendo ser criadas em lugares com mais umidade.

Por esse motivo, precisam ser criadas em ambientes onde não haja incidência de ventos fortes, pois estes retiram a umidade das folhas. Além disso, o vaso também não pode absorver água das raízes, como os de cerâmica, por isso os de fibra de coco são mais indicados.

Como ela é uma planta volumosa e com folhas longas e pendentes, é aconselhável que seja pendurada ou posicionada em lugares mais altos.

 

Violetas

Por seu tamanho, praticidade e variedade de cores, as violetas são as preferidas para casa e principalmente ambientes pequenos.

O ideal é que sejam cultivadas em vasos de barro, pois absorvem parte da água. Inclusive, as violetas precisam estar sempre nutridas, mas sem excesso de líquido, mantendo a terra úmida, mas não encharcada.

Elas precisam estar posicionadas em lugares com circulação de vento e luminosidade à meia-sombra, sem incidência direta de sol.

 

Orquídeas

As orquídeas são excelentes escolhas para casas e apartamentos, pois tem flores lindas e estilosas, além de não precisarem de tantos cuidados.

O ideal é regá-las uma vez a cada quatro dias ou uma vez por semana, mantendo-as em um vaso de barro, que é mais poroso e drena melhor a água.

Esse tipo de planta pode ser colocado em qualquer lugar da casa, pois não necessita de luz direta. Inclusive, para saber se suas plantas estão saudáveis ou estão muito expostas ao sol, observe a tonalidade das folhas. Se estiverem ficando amareladas, o local está com muita exposição ao sol. Se estiverem escuras, a luminosidade está abaixo do necessário.

 

Espada de São Jorge

Esta planta é ótima para manter a qualidade do ambiente. Ela umidifica o ar e produz uma boa quantidade de oxigênio, ajudando a neutralizar odores de materiais sintéticos. Por essas características, se torna ideal para climas mais secos.

Além disso, é envolta de uma grande simbologia e misticismo. A Espada de São Jorge é capaz de evitar energias negativas como a inveja, mau-olhado e agouro, além de trazer coragem aos integrantes da casa.

A lenda diz que devem ficar do lado de fora, na frente da casa, para evitar que os maus espíritos e energias negativas entrem.

Se você tem animais de estimação, precisa tomar cuidado, pois suas folhas são tóxicas. Inclusive é aconselhável lavar as mãos após o contato com ela.

 

Quer conhecer mais plantas ótimas para sua casa?

Se você quer saber mais sobre os diversos tipos de plantas, suas características, vantagens e cuidados, comente aqui esta postagem ou entre em contato conosco através de nossas redes sociais ou pelo nosso whatsapp. Ficaremos felizes em conversar sobre a beleza e vantagens das plantas em nossas vidas.

Voltar

Leia também